CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Cultura 12/05/2023 SEC DE TURISMO E CULTURA Prefeito joerly Victor recebeu os integrantes da Banda Mestre Zoza prefeito recebeu os integrantes da Banda Mestre Zoza para uma reunião no Paço Municipal.
#Cultura 04/04/2023 SEC DE TURISMO E CULTURA ARATUBA RECEBE A VIVÊNCIAS E INTERCÂBIOS DA ESCOLA DE MÚSICA DE GUARAMIRANGA VIVÊNCIAS E INTERCÂBIOS DA ESCOLA DE MÚSICA DE GUARAMIRANGA
#Cultura 19/04/2021 SEC DE TURISMO E CULTURA PREFEITURA DE ARATUBA COMEMORA DIA DO ÍNDIO!
#Cultura 13/09/2018 SEC DE TURISMO E CULTURA CURSOS DE PALHAS DE BANANEIRAS SECAS COM ARTESÃOS DO MUNICÍPIO. Casa de Aningas em parceria com a Prefeitura Municipal de Aratuba e SEBRAE ofereceram durante os meses de Julho/ Agosto e Setembro aos artesãos um curso de palhas de bananeiras secas onde aprenderam a confeccionar caixotes, jogos americano, enfeites para cabelo e colares, os produtos serão exposto na Fio Maciço 2018 em Baturité.
Hoje a Diretora da Casa de Aningas senhora Margarida Passos, a Diretora de Cultura Ericka Pereira e o Diretor do CEART ( Centro de Artesanato do Ceará) Horacio Marques estiveram presentes na Casa de Aningas realizando o mapeamento dos Artesãos de Aratuba.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o Bem Comum.
#Cultura 30/08/2018 SEC DE TURISMO E CULTURA FOLCLORE - PRESERVE A CULTURA POPULAR BRASILEIRA FOLCLORE - PRESERVE A CULTURA POPULAR BRASILEIRA

A Prefeitura Municipal de Aratuba por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, convida a todos para participar hoje, quinta-feira, 30, de apresentações culturais sobre o Folclore na Praça Adolfo Lima ás 19:00h.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o Bem Comum.
#Cultura 09/05/2018 SEC DE TURISMO E CULTURA PREFEITURA DE ARATUBA IRÁ LANÇAR O PROJETO SECRETARIA DE PORTAS ABERTAS ATENÇÃO ARTESÃOS E ARTESÃS DE ARATUBA!

A Secretaria de Turismo e Cultura convida a todos(as) artesãos e artesãs do município de Aratuba para uma roda de conversas que acontecerá sexta-feira, 11, a partir das 14h, na sede da Secretaria de Turismo e Cultura.
O encontro faz parte do novo projeto chamado "Secretaria de Portas Abertas" que tem como objetivo abrir diálogo com os segmentos culturais do município, buscando uma aproximação e valorização dos agentes culturais de nossa terra, bem como, construir coletivamente um plano de trabalho adequado para cada linguagem cultural.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o Bem Comum.
#Festa 23/04/2018 SEC DE TURISMO E CULTURA ARATUBA 61 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA ARATUBA 61 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Sexta-feira 27 de Abril Festa de 61 anos de Emancipação Política de Aratuba em Praça Pública Adolfo Lima com:

?? Forró do Miudim
?? Toca do Vale
?? Renatinho Seu Menino
?? Arleudo & Forró Reiada

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o Bem Comum.
#Cultura 09/04/2018 SEC DE TURISMO E CULTURA ARATUBA 61 ANOS Na noite de ontem, 06 de abril, a Prefeitura Municipal de Aratuba, encerrou as atividades em alusão aos 61 anos de Emancipação Política do município. Na ocasião, os munícipes, foram agraciados com a apresentação cultural de todas as escolas do município, onde cada uma trouxe uma característica cultural que representa sua comunidade. Além, das apresentações, houve uma exposição em telas dos artistas do município e, finalizando, com os parabéns cantados no estilo bem regional pela população. Estiveram presentes, a Prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), o Ex-Prefeito Júlio Cesar, os Secretários (as) Wescley Gomes, Arimateia Oliveira e Básica Shirlene Botelho e o Pároco Padre Marcílio.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o Bem Comum.
#Cultura 16/03/2018 SEC DE TURISMO E CULTURA Espetáculo teatral, A CANTORA CARECA. #MaisCultura

CONVITE

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Aratuba, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, traz para nossa cidade o espetáculo teatral, A CANTORA CARECA.

Um trabalho de conclusão de curso da turma de Artes Cênicas da referida instituição de ensino superior.

Sexta-feira, dia 16 de março, às 20h no Teatro do Salão Paroquial.
Entrada franca!

Venha e traga sua turma.
#Cultura 10/02/2018 SEC DE TURISMO E CULTURA ARATUBA FOLIA 2018 A Prefeitura Municipal de Aratuba através da Secretaria de Turismo e Cultura, realizou hoje, 10, a 1° noite de Carnaval na Praça Adolfo Lima, o Aratuba Folia 2018, ao som de Forró do Miudim, alegrando e animando o público presente. Amanhã esperamos todos vocês no segundo dia de Carnaval.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o Bem Comum.
#Cultura 08/02/2018 SEC DE TURISMO E CULTURA PROGRAMAÇÃO E ATRAÇÕES DO ARATUBA FOLIA 2018 Já preparou sua fantasia para o carnaval?
Confira a programação do Aratuba Folia 2018.
Organize sua turma e venha festejar com a gente esse momento de brilho e cores!

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o Bem Comum.
#Festa 03/01/2018 SEC DE TURISMO E CULTURA FESTA DE ANO NOVO 2018 A Prefeitura Municipal de Aratuba através da Secretaria de Turismo e Cultura, realizou na última segunda-feira, 01 de Janeiro de 2018, Festa de Ano Novo na Praça Adolfo Lima, que teve como atrações: Forró do Miudim, Ítalo e Renno, Forrozão DiOrigi e Caviar com Rapadura, foi um verdadeiro espetáculo com muito forró até amanhecer o dia, levando o público a loucura.
Fotos: Raína de Fátima

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o Bem Comum.
#Festa 27/12/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA TRADICIONAL FESTA DO ANO NOVO A Prefeitura Municipal de Aratuba convida a toda população e cidades vizinhas, para a Tradicional Festa que acontece dia 01 de Janeiro de 2018, na Praça Adolfo Lima, a partir das 21:00h com as seguintes atrações:

?? Ítalo e Renno
?? Caviar com Rapadura
?? Forró do Miudim
?? Forrozão DiOrigi
Venha se divertir com a gente.

Realização: Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o Bem Comum
#Cultura 25/12/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA I MOSTRA ARATUBA DE LUZ: UM ENCANTO NO ALTO DA SERRA A Prefeitura Municipal de Aratuba, através da Secretaria de Turismo e Cultura, realizou no último sábado, 23, a I Mostra Aratuba de Luz: Um Encanto no Alto da Serra. O evento foi um momento para celebrar o Natal por meio das manifestações culturais e relembrar o nascimento do Menino Jesus.
A grade de programação da mostra contou com a apresentação do pastoril e do Cia de Teatro Ato Ação da Secretaria de Turismo e Cultura de Aratuba, bem como do grupo de Pastoril borboletas serranas da comunidade da Barra do municipio de Pacoti.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o Bem Comum.
#Cultura 07/12/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA ABERTURA DA 1° EDIÇÃO DO ARATUBA DE LUZ, QUE TROUXE A TEMÁTICA: UM ENCANTO NO ALTO DA SERRA A Prefeitura Municipal de Aratuba, através da Secretaria de Turismo e Cultura, realizou na noite de hoje, 06, na Praça Adolfo Lima, a abertura da 1° Edição do Aratuba de Luz, que trouxe o tema: Um encanto no alto da Serra, com a chegada do Papai Noel e da Mamãe Noel no caminhão do Corpo de Bombeiros, contando ainda com apresentação do grupo de dança do Mais Educação comandado por Ataíde Castelo, encerrando com o Zumba Natalino comandado pela professora Paula Romany, foi uma noite memorável e inesquecível, o espetáculo emocionou a todos os populares que lotaram a Praça Adolfo Lima. Estiveram presentes a Prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), o Vice Prefeito Carlos Alberto (Furinga), o Presidente da Câmara Tota Barbosa, o Vereador Maycom Pinheiro, o Diácono Reginaldo Aragão, representando a Paróquia de Aratuba, os Secretários Wescley Gomes, Elenilson Gomes, Arimateia Oliveira, Emanuela Cordeiro, e a Diretora de Cultura Ericka Pereira.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o Bem Comum.
#Cultura 05/12/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA ARATUBA DE LUZ: UM ENCANTO NO ALTO DA SERRA ARATUBA DE LUZ: UM ENCANTO NO ALTO DA SERRA

A Prefeitura Municipal de Aratuba, convida toda população, para nesta quarta-feira, 06, comparecer na Praça Adolfo Lima a partir das 18:30h, para a chegada do Papai Noel, lançamento do Natal de Luz, apresentação de Coral e Danças.
Venha viver conosco este encanto!

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o Bem Comum.
#Cultura 18/11/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA NOTA DE ESCLARECIMENTO NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Aratuba através da Secretaria de Turismo e Cultura informa que, o show cultural que aconteceria nesta noite de sábado, 18, em Tributo a Belchior, infelizmente, foi cancelado por motivos de logística e saúde por parte da atração convidada.
De antemão, agradecemos a todos e a todas que participaram da III Feira Literária, e tornaram os dois dias de evento um momento de espaço para o conhecimento e compartilhamento de experiências.
Lamentamos o ocorrido e solicitamos a compreensão de todos.
#Cultura 13/11/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA III FEIRA LITERÁRIA A Prefeitura Municipal de Aratuba através da Secretaria de Turismo e Cultura convida a todos (as) do municipio de Aratuba e Região do Maciço de Baturité para sua III Feira Literária que acontecerá de 16 a 18 de novembro.
Este ano, a feira terá como tema: "Arte e literatura: Maneiras diferentes de ler e ver" que ocupará os espaços públicos com uma programação voltada ao incentivo a leitura e o acesso ao livro.
Venha festejar conosco esta festa literária.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o Bem Comum.
#Cultura 29/10/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA FIO MACIÇO 2017 FIO MACIÇO 2017

Na noite de ontem, 28, o município de Aratuba esteve bem representado no concurso Garota Fio Maciço 2017. Na ocasião, a aratubense Joyce Lisboa, mostrou ao Maciço de Baturité a beleza da mulher aratubense.
Parabéns, Joyce, pela sua colocação.

A Prefeitura Municipal de Aratuba agradece e deseja muito sucesso!
#Cultura 24/10/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA Fachada do Clube Recreativo de Aratuba em uma exposição a céu aberto ARTE

O projeto Arte Urbana no Maciço de Baturité, da AMAB, transformou a fachada do Clube Recreativo de Aratuba em uma exposição a céu aberto. Com apoio da Prefeitura Municipal de Aratuba, através da Secretaria de Turismo e Cultura, o projeto foi mais uma das atividades que contempla, valoriza e incentiva a arte no município. Durante 03 dias, o artista Weaver Lima com a participação dos artistas local Emiliano Dias e Neude expressaram por meio de cores e formatos aspectos encontrados nas fachadas dos prédios da cidades e elementos que fazem parte da história de Aratuba.
#Cultura 29/09/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA Formação em Direitos Humanos e Marcadores da Diferença A Prefeitura Municipal de Aratuba através da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Turismo e Cultura, procurando com um outro olhar, cuidar bem das pessoas, com a garantia dos direitos, promovem do dia 02 a 06 de Outubro, de 08:00h até as 17:00h, no Polo de Atendimento, uma Formação em Direitos Humanos e Marcadores da Diferença, participem.

Prefeitura Municipal de Aratuba – Priorizando o bem comum.
#Cultura 28/09/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA MAIS CULTURA MAIS CULTURA

A Secretaria de Turismo e Cultura de Aratuba informa que estarão abertas do dia 26/09 a 03/10 as inscrições para formação do grupo de dança do município.
Os interessados devem procurar a Secretaria de Turismo e Cultura das 07h:30min as 11h:30min e das 13h:00min as 17h:00min para efetuar sua inscrição.
DAS VAGAS:
- 20 vagas para o público de 07 a 13 anos;
-15 vagas para o público a partir dos 14 anos.
Venha! Garanta sua vaga.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o bem comum
#Cultura 28/09/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA Som adquirido para suprir as necessidades de todas as repartições e melhorar as funcionalidades das atividades da gestão A Prefeitura Municipal de Aratuba e Secretaria de Turismo e Cultura, adquiriram hoje, 26, duas caixas de som, tripé e microfone, que suprirão as necessidades de todas as repartições, bem como contribuirá para melhorar as funcionalidades das atividades da gestão.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o bem comum.
#Cultura 25/08/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA A Praça Municipal de Aratuba foi palco de uma das maiores manifestações culturais A noite da última sexta-feira, 25, a Praça Municipal de Aratuba foi palco de uma das maiores manifestações culturais. O evento refere-se ao Festival Folclórico do município, que contou com a participação de artistas e grupos culturais de todas as regiões de Aratuba.
A noite cultural foi mais uma realização da Prefeitura Municipal de Aratuba, através da Secretaria de Turismo e Cultura com apoio da Secretaria de Educação, por intermédio de todas as escolas do município que não mediram esforços para tornar o Festival Folclórico de 2017 um marco na cultura local.
Confira os cliques da noite:
#Cultura 16/08/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA PPA PARTICIPATIVO NA SEDE PPA PARTICIPATIVO NA SEDE
A Prefeitura Municipal de Aratuba realizou hoje, 16, a Oficina do PPA (Plano Plurianual Participativo) na sede do município na Escola Maria Júlia, onde a participação da população e dos Delegados escolhidos nas comunidades em cada encontro, tornou-se fundamental para debater as necessidades e traçar melhorias para o município. Estiveram presentes a professora Maria Adíleia, a Secretária de Educação Shirlene Botelho, o Secretário de Cultura Wescley Gomes, a Diretora Ericka Pereira, a Secretária de Saúde Liduina Gadelha, o Secretário de Agricultura Elenilson Gomes, o Secretário de Assistência Social Arimatéia Oliveira, o Coordenador de Esportes Júnior Cruz, , o Controlador Geral do Município Edson Moura, o Vereador Chico Abel, a Diretora da Escola Maria Júlia Simônica, a Coordenadora Ana, Professores e representantes dos Sindicatos e Ematerce.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o bem comum.
#Cultura 11/08/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA Folclore Brasileiro, uma viagem pelo Nordeste. A Prefeitura Municipal de Aratuba através da Secretaria de Turismo e Cultura convida a toda população para se fazer presente nas comemorações do dia do Folclore. Este ano, 2017 o tema será: Folclore Brasileiro, uma viagem pelo Nordeste. Uma noite onde as escolas e grupos parafolcloricos de nossa cidade trazem as manifestações mais vivas de cada estado que compõe o nordeste.
Não deixe de apreciar e ter uma imersão em cultura.
Dia: 25 de Agosto
Horário: A partir das 19:00h
Local: Praça Adolfo Lima

Prefeitura Municipal de Aratuba – Priorizando o bem comum.
#Cultura 09/08/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA Dia Internacional dos Povos Indigenas Neste dia Internacional dos Povos Indígenas, a Prefeitura Municipal de Aratuba, através de todas as secretarias, reconhece e parabeniza a este povo guerreiro que bravamente nos inspira, resiste e enriquece a nossa cultura. Parabenizamos, principalmente, os povos Índigenas Kanindes de Aratuba, da comunidade de Fernandes que são cultura viva de nosso município.
#Cultura 09/08/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA 09 de Agosto Dia Internacional dos Povos Índigenas Neste dia Internacional dos Povos Indígenas, a Prefeitura Municipal de Aratuba, através de todas as secretarias, reconhece e parabeniza a este povo guerreiro que bravamente nos inspira, resiste e enriquece a nossa cultura. Parabenizamos, principalmente, os povos Índigenas Kanindes de Aratuba, da comunidade de Fernandes que são cultura viva de nosso município.
#Cultura 08/08/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA Pintura de todas as casas da Rua Coronel Augusto Cordeiro vencedora do concurso Flores na Janela A Prefeitura Municipal de Aratuba através da Secretaria de Turismo e Cultura em parceria com a Secretaria de Obras, realizou a pintura das fachadas de todas as casas da Rua Augusto Cordeiro vencedoras do Concurso Flores na Janela realizado em 27 de Maio. O projeto teve o objetivo de incentivar a população a enfeitar as janelas de suas casas com lindos jarros de flores, reflorindo e resgatando uma cultura antiga da nossa cidade.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o bem comum.
#Cultura 29/06/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA Encerramento do IV Festjunino (Diálogo do Tradicional com o Estilizado) Na última sexta, 30, aconteceu o encerramento do IV Festjunino (Diálogo do Tradicional com o Estilizado) na Quadra do Pólo de Atendimento, com apresentação de 3 Quadrilhas Juninas, Quadrilha Fogueira Nordestina (Aratuba-Ce), Quadrilha de Pacoti e Quadrilha Pé de Serra (Redenção). Esteve presente no evento a Prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), Assessor de Imprensa Jean Martins, Secretário de Obras João Evangelista e o Vereador Maycom Pinheiro.
1? Lugar: Fogueira Nordestina
2? Lugar: Pé de Serra (Redenção)
3? Lugar: Estrela da Serra (Pacoti)

Realização: Secretaria de Turismo e Cultura e Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o bem comum.
#Cultura 24/06/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA Abertura do IV Festjunino de Aratuba Iniciou-se na noite de hoje, 24, na praça Adolfo Lima, o IV Festjunino (O Dialogo entre o Tradicional e o Estilizado), contando com a apresentação da Quadrilha Infantil Xodó do Saber da Escola Universo do Saber e com a apresentação também do Zumba Kids, comandado pela Professora Paula Romany. No evento estiveram presentes o Secretario de Turismo e Cultura Wescley Gomes e a Diretora Ericka Maria Pereira.

Realização: Secretaria de Turismo e Cultura e Prefeitura Municipal de Aratuba – Priorizando o bem comum.
#Cultura 05/06/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA O Secretário de Turismo e Cultura Wesley Gomes faz entrega de alimentos as familias carentes. O Secretário de Cultura Wescley Gomes, a Diretora Ericka Pereira e o Diretor de Artes Francisco de Assis, entregaram na última sexta-feira 02, cestas básicas na Sociedade Hospitalar Padre Dionísio e para outras famílias carentes de nosso município, alimentos arrecadados na Festa das Flores no último dia 27, a Secretária de Cultura continua distribuindo e arrecadando alimentos. Vamos fazer nossa parte!

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o bem comum.
#Cultura 29/05/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA Arrecadação de alimentos na Festa das Flores Arrecadação de alimentos, sábado 27, como ingresso à Festa das Flores.
Feijão 10 kg
Açúcar 126 kg
Arroz 197 kg
Farinha 30 kg
Goma 9 kg
Macarrão 52 pct
Massa de Milho 28 pct
Farinha de Trigo 16 kg
Total : 388 kg
80 pct
Os alimentos serão destinados ao Hospital e famílias carentes.

Realização: Secretaria de Turismo e Cultura e Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o bem comum.
#Cultura 27/05/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA Aratuba realiza desfile para escolha da Rainha das Flores Foi escolhido na noite de ontem, 27, a Rainha das Flores 2017 do município de Aratuba. A escolhida da noite foi Alice Castelo da Região de Pindoba. O evento foi uma das atividades que integraram o Projeto Flores na Janela que deste o início de maio vinha sendo realizado no município.
Resultado Final
01: Alice Castelo - Pindoba
02: Beatriz Oliveira - Joacy Pereira
03: Vitória Freitas - Maria Júlia

Realização: Secretaria de Turismo e Cultura e Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o bem comum.
#Cultura 15/05/2017 SEC DE TURISMO E CULTURA Aratuba resgata a tradicional Festa das Flores Foi oficializado na tarde de hoje, 15, na Praça Adolfo Lima, o Projeto Flores na Janela. O evento que busca resgatar as tradições culturais do município, foi marcado pelo ato simbólico do plantio de margaridas nos canteiros da Praça Central pelas crianças do CEI Nely de Lima.
Durante todo o mês de maio, serão desenvolvidas na cidade atividades que incentivarão o cultivo permanente de flores no município, como concurso da rua e da janela mais florida, além da escolha da Rainha das flores.
O projeto é uma realização da Secretaria de Turismo e Cultura com apoio da Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o bem comum.
#FloresNaJanela
#AratubaTemCultura
#SecultAra
www.aratuba.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 11:00:06