CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 06/07/2023 GABINETE DO PREFEITO CIDADES EMPREENDEDORA ARATUBA PARTICIPAR DE ENCONTRO COM SEBRAE
#Agricultura 05/04/2023 SECRETARIA DE DESENV. RURAL, RECURSOS HIDRICOS E MEIO AMBIENTE Troca da bomba d'água que abastece a comunidade de Caiana subistituida. PREFEITURA DE ARATUBA CONSTRUINDO UMA CIDADE DE TODOS NÓS
#Agricultura 04/04/2023 SECRETARIA DE DESENV. RURAL, RECURSOS HIDRICOS E MEIO AMBIENTE EDITAL SEMA Nº02/2023 PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL - AJA EDITAL SEMA Nº02/2023 PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL - AJA
#Agricultura 04/04/2023 SECRETARIA DE DESENV. RURAL, RECURSOS HIDRICOS E MEIO AMBIENTE CAMPANHA DE DOAÇÃO DE MUDAS NATIVAS MUDAS NATIVAS SÃO DESTRIBUIDAS EM ARATUBA
#Agricultura 24/07/2018 SECRETARIA DE DESENV. RURAL, RECURSOS HIDRICOS E MEIO AMBIENTE ARATUBA ATINGE PONTUAÇÃO MÁXIMA NO ÍNDICES DE QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DO CEARÁ EM 2018 A Prefeitura Municipal de Aratuba, atingiu a pontuação máxima no Índices de Qualidade do Meio Ambiente do Estado do Ceara em 2018 - IQM 2018.
O Município de Aratuba atingiu a pontuação máxima do IQM - 2018, possibilitando o Município receber os integral os 2% do ICMS nos repasses do Geverno do Estado, os dados foram de imenso trabalho que toda a gestão vem executando em todo o Município.
#Agricultura 19/07/2018 SECRETARIA DE DESENV. RURAL, RECURSOS HIDRICOS E MEIO AMBIENTE ACOMPANHAMENTO TÉCNICO JUNTOS AOS PRODUTORES (HORTICULTORES) DO MUNICÍPIO A Prefeitura Municipal de Aratuba através da Secretaria de Agricultura, em parceria com SEBRAE deu início no dia 19/07 aos trabalhos de acompanhamento técnico junto aos produtores ( Horticultores) do município. Os mesmo iram receber capacitação, acessória no sistema de produção e ciclo de palestras. Responsáveis técnicos, Ricardo Costa (Agrônomo de Aratuba) e Hilder Fonteles (Agrônomo do SEBRAE).

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o Bem Comum.
#Agricultura 16/04/2018 SECRETARIA DE DESENV. RURAL, RECURSOS HIDRICOS E MEIO AMBIENTE ARATUBA É CONTEMPLADA COM O PAA COMPRA SIMULTÂNEA E PAA CONAB NO ANO DE 2018 O município de Aratuba foi contemplado com o valor de 32.500,00 no PAA Compra Simultânea no ano de 2017, neste ano de 2018, através de mais um aporte oriundo de uma sobra do ano de 2017, o município foi contemplado com mais 14.200,00, esse recurso, beneficia diretamente a sete produtores da agricultura familiar e a sete entidades, (CEI José Jorge de Oliveira) Distrito de Pai João, (CEI Nelly de Lima) Sede, Delegacia, Escola Indígena (Fernandes) e Secretaria de Assistência Social, além do PAA Leite que em 2017 distribuiu aproximadamente 15.700 litros de leite e esse ano já foi distribuído cerca de aproximadamente 7.150 litros, Aratuba foi contemplada com o PAA Conab em parceria com o município de Capistrano, são 10 produtores e mais de 22 toneladas de alimentos, e 50 mil reais de recursos para os produtores, o projeto tem duração de 8 meses.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o Bem Comum.
#Agricultura 08/03/2018 SECRETARIA DE DESENV. RURAL, RECURSOS HIDRICOS E MEIO AMBIENTE PROGRAMA HORA DE TRATOR PROGRAMA HORA DE TRATOR

A Prefeitura Municipal de Aratuba, através da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, disponibiliza para os produtores da Agricultura Familiar, o Programa Hora de Trator, que vem beneficiar os agricultores no preparo de suas terras, deixando-as aptas para receber as sementes distribuídas pelo Governo do Estado, facilitando assim, o manejo e aumento na produtividade. O Programa já beneficiou este ano as comunidades de Pai João, Camarão, Vazantes, Salgado e Balança. Em seguida irá começar os trabalhos nas regiões Marés, Jurema, Barriguda e Jardim.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o Bem Comum.
#Agricultura 07/03/2018 SECRETARIA DE DESENV. RURAL, RECURSOS HIDRICOS E MEIO AMBIENTE PREFEITURA MUNICIPAL DE ARATUBA LANÇA PROJETO DE REFLORESTAMENTO NA COMUNIDADE ÍNDIGENA DE FERNANDES A Prefeitura Municipal de Aratuba através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, iniciou hoje, quarta-feira, 07, o Projeto de Reflorestamento na Comunidade Indígena de Fernandes, o lançamento do projeto visa reflorestar áreas desmatadas e principalmente nascentes, em seguida teve o plantio de 650 mudas em 4 áreas que serão cuidadas pela escola e formada em área de preservação ambiental, o evento foi marcado pelo momento emocionante da benção das árvores pelo Pajé Luiz. No evento estiveram presentes, a Prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), o Secretário de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente Elenilson Gomes, os Caciques Sotero (Povo Kanindé de Aratuba), Cacique João Venâncio ( Povo Tremembé em almofala), Pajé Luiz Caboclo (Povo Tremembé em Almofala), além da presença de alunos (as) da Escola Indígena, Professores (as) e Moradores da Comunidade.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o Bem Comum.
#Agricultura 08/02/2018 SECRETARIA DE DESENV. RURAL, RECURSOS HIDRICOS E MEIO AMBIENTE PREFEITA MARIA AUXILIADORA (TIRICA) ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA A EXECUÇÃO DO PAA LEITE Na manhã de hoje, 08, a Prefeita de Maria Auxiliadora (Tirica), esteve presente na SDA (Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado), assinando o Termo de Cooperação Técnica, para a execução do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) no ano de 2018. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar do município e proporcionar aos beneficiários uma alimentação de qualidade e saudável, também buscar garantir aos munícipes através dessas ações o aumento na renda da família e consequentemente uma melhor qualidade de vida a população, já que no ano de 2017 o município através desse programa executou quase R$ 32.000,00, no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) em aquisição e distribuição de produtos e mais de 15 mil litros de leite no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) no município através das entidades públicas.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o Bem Comum.
#Agricultura 26/01/2018 SECRETARIA DE DESENV. RURAL, RECURSOS HIDRICOS E MEIO AMBIENTE PALESTRA COM O COORDENADOR DO PAA LEITE ERLON SILVA E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE 2017 A Prefeitura Municipal de Aratuba, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, realizou ontem, quinta-feira, 25, na comunidade dos Barreiros, uma Palestra ministrada pelo Coordenador do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) Erlon Silva, tendo como público alvo os produtores da Agricultura Familiar que são fornecedores do Programa. Na oportunidade, foi realizado a prestação de contas do ano de 2017 e esclarecimentos sobre o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) no ano de 2018, a Prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), prorrogou o convênio da adesão ao programa, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida aos agricultores do município de Aratuba. Estiveram presentes o Secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente Elenilson Gomes e o Técnico do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) Ralvany.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o Bem Comum.
#Agricultura 27/12/2017 SECRETARIA DE DESENV. RURAL, RECURSOS HIDRICOS E MEIO AMBIENTE VISITA TÉCNICA DA CAGECE NA COMUNIDADE DE MARÉS A Prefeitura Municipal de Aratuba através da Secretaria de Recursos Hídricos, realizou na manhã desta quarta-feira, 27, uma Visita Técnica da Cagece para futuro investimento, visando a melhoria do sistema de abastecimento de água na comunidade de Marés, o Secretário Elenilson Gomes esteve acompanhando de perto os trabalhos.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o Bem Comum.
#Agricultura 28/09/2017 SECRETARIA DE DESENV. RURAL, RECURSOS HIDRICOS E MEIO AMBIENTE CONVITE PARA A SOLENIDADE DE ENTREGA DE SISTEMA DE ABASTECIMENTO D´ÁGUA A Prefeitura Municipal de Aratuba através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos e em parceria com o Governo do Estado do Ceará e Secretaria do Desenvolvimento Agrário, tem a honra de convidar para a Solenidade de Entrega de Sistema de Abastecimento de D`Água, no âmbito do Programa Água para todos, atendendo a comunidade Santa Rita/Caiana no município de Aratuba. O evento contará com a presença do Secretário Chefe da Casa Cívil, Nelson Martins.
Data: 27 de Setembro de 2017.
Horário: 10 horas.
Local: Comunidade Santa Rita/Caiana – Aratuba-Ce.
#Agricultura 28/09/2017 SECRETARIA DE DESENV. RURAL, RECURSOS HIDRICOS E MEIO AMBIENTE Solenidade de Entrega do Sistema de Abastecimento D`Água, no âmbito do Programa Água para Todos A Prefeitura Municipal de Aratuba através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos e em parceria com o Governo do Estado do Ceará, realizou na manhã de hoje, 27, a Solenidade de Entrega do Sistema de Abastecimento D`Água, no âmbito do Programa Água para todos, atendendo a comunidade Santa Rita/Caiana no município de Aratuba. Estiveram presentes no evento a Prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), o Ex-Prefeito Júlio César Lima Batista, o Secretário Chefe da Casa Civil Nelson Martins, o Secretário de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos Elenilson Gomes, o Secretário Adjunto do Estado Claudio Saraiva, o Secretário de Assistência Social Arimateia Oliveira, a Secretária de Educação Básica Shirlene Botelho, a Presidente da Associação Valcleir Freitas, os Vereadores Tota Barbosa, Chico Abel, Aloísio Senhor, Maycon Pinheiro e o Assessor de Imprensa Jean Martins.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o bem comum.
#Agricultura 21/09/2017 SECRETARIA DE DESENV. RURAL, RECURSOS HIDRICOS E MEIO AMBIENTE Entrega de 45 Kits de Produção Apícola referente ao Projeto Produtivo de Fortalecimento de Apicultura A Prefeitura Municipal de Aratuba através da Secretaria de Agricultura e em parceria com o Governo do Estado do Ceará, realizou na tarde de hoje, 21, na Praça Adolfo Lima, a entrega de 45 Kits de Produção Apícola referente ao Projeto Produtivo de Fortalecimento de Apicultura, no município de Aratuba. Estiveram presentes no evento a Prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), o Vice-Prefeito Carlos Alberto (Furinga), o Ex-Prefeito Júlio César Lima Batista, o Secretário da Fazenda Mauro Benvides Filho, o Secretário da SDA (Secretaria do Desenvolvimento Agrário) Dedé Teixeira, os Vereadores Aloísio Senhor, Maycon Pinheiro, Magno Willamy, o Secretário de Agricultura Elenilson Gomes, a Presidente do SINTRAF Preta, representante da EMATERCE, o Pároco da Cidade Padre Marcílio Jerônimo e o Assessor de Imprensa Jean Martins.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o bem comum.
#Agricultura 15/08/2017 SECRETARIA DE DESENV. RURAL, RECURSOS HIDRICOS E MEIO AMBIENTE Instalação já existente da água vindo do Mundo Novo para a Vila do Pai João. A Prefeitura Municipal de Aratuba através da Secretaria de Agricultura, colocou em operação nesta última segunda-feira, 14, a instalação já existente da água vindo do Mundo Novo para a Vila do Pai João. O Secretário de Agricultura Elenilson Gomes esteve presente acompanhando o trabalho.

Prefeitura Municipal de Aratuba - Priorizando o bem comum.
#Agricultura 03/08/2017 SECRETARIA DE DESENV. RURAL, RECURSOS HIDRICOS E MEIO AMBIENTE PAA (PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS) PAA (PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS)

A Prefeitura Municipal de Aratuba através da Secretaria de Agricultura, iniciou na manhã de hoje, quinta-feira, 03, a compra e a entrega simultânea do PAA Leite, distribuindo leite para as unidades escolares, as entregas acontecem duas vezes por semana, na segunda – feira 429 Litros e na quinta – feira 286 Litros, hoje foram entregues CEI Nelly de Lima e Melo com 30 Litros, CEI do Pai João com 20 Litros, Escola Luiz Gevasio Colares do Pai João com 60 Litros, Escola Professora Maria Júlia com 80 Litros, Escola Índigena 36 Litros, Sociedade Hospitalar Padre Dionisio 20 Litros, Delegacia Municipal 15 Litros e a Escola Rural dos Fernandes 25 Litros. Estiveram participando das entregas o Secretário de Agricultura Elenilson Gomes e o Coordenador do PAA Erlon Silva.

Prefeitura Municipal de Aratuba – Priorizando o bem comum.
#Agricultura 18/07/2017 SECRETARIA DE DESENV. RURAL, RECURSOS HIDRICOS E MEIO AMBIENTE Instalação de Poço Profundo comunidade Silva A Prefeitura Municipal de Aratuba através da Secretaria de Recursos Hídricos, realizou a instalação de um Poço Profundo na comunidade do Silva, no último sábado, 15, onde teve a presença do Secretário de Recursos Hídricos Elenilson Gomes durante todo o dia.

Prefeitura Municipal de Aratuba – Priorizando o bem comum.
#Agricultura 10/07/2017 SECRETARIA DE DESENV. RURAL, RECURSOS HIDRICOS E MEIO AMBIENTE Doação Simultânea A Prefeitura Municipal de Aratuba através da Secretaria de Agricultura e do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, iniciou hoje, (10), a entrega de produtos agrícolas como pimentão, tomate, cheiro verde, cebola, cenoura, espinafre, maracujá , abóbora, graviola, banana, fubá de milho, acerola, chuchu e alface, produzidos no próprio município, tendo como objetivo o fortalecimento da Agricultura Familiar, gerar renda para os agricultores e fortalecer a alimentação escolar. Os produtos distribuídos são fornecidos por 7 produtores do próprio município.
Hoje foram entregues a primeira remessa na Delegacia Municipal e no CRAS (Centro de Referência a Assistência Social) pelo Secretário Elenilson Gomes e o Coordenador do PAA Erlon Silva.

Prefeitura Municipal de Aratuba – Priorizando o bem comum.
www.aratuba.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 08:47:16